
Benedita Sampaio-Maia
Licenciatura em Microbiologia
Doutoramento em Biologia Humana
Benedita Sampaio-Maia é Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e Investigadora no grupo “Nephrology & Infectious Diseases” do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Licenciou-se em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e doutorou-se em Biologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É (co)autora de cerca de 60 artigos científicos, 7 capítulos de livros e possui mais de 800 citações na Publons (WoS). Atualmente, dedica-se maioritariamente ao estudo do papel do microbioma humano na saúde e na doença.

Fernando Barbosa
Licenciatura em Psicologia
Doutoramento em Ciências Biomédicas (Neurociências)
Fernando Barbosa é Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Diretor do Departamento de Psicologia e coordenador do laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Porto. Licenciou-se em Psicologia pela FPCEUP e concluiu o Doutoramento em Ciências Biomédicas, Ramo Neurociências, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É (co)autor de cerca de 150 artigos científicos em revistas especializadas, de 2 livros e possui mais de 1100 citações na Publons (WoS). Atualmente, dedica-se maioritariamente ao estudo da psicopatia e do comportamento anti-social.

Philip Burnet
Licenciatura em Bioquímica
Mestrado em Neuroquímica
Doutoramento em Bioquímica
Philip Burnet é Professor Associado da Universidade de Oxford e líder do grupo “Neurobiology and Experimental Therapeutics” do Departamento de Psiquiatria da Universidade. Licenciou-se em Bioquímica com distinção pela Hull University e completou o Mestrado em Neuroquímica pelo King’s College, tendo-se depois doutorado em Bioquímica pelo Imperial College. É (co)autor de cerca de mais de uma centena de artigos científicos, de vários capítulos de livros e possui mais de 1000 citações. Atualmente, dedica-se maioritariamente ao estudo da relação microbioma-cérebro na doença mental.

Carolina Costa
Licenciatura em Microbiologia
Mestrado em Microbiologia Aplicada
Aluna de Doutoramento
Carolina Costa licenciou-se em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e concluiu o mestrado em Microbiologia Aplicada pela mesma universidade, tendo depois sido Professora Assistente Convidada e Bolseira de Investigação na Universidade Católica. Em 2020, obteve uma bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e atualmente encontra-se a realizar a tese de Doutoramento no i3S, na FPCEUP e na Universidade de Oxford, tendo ingressado no programa doutoral em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Colaboradores
Ricardo Araújo, PhD – i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Joana Ferreira-Gomes, PhD – i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Joana Campos, PhD – i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Rita Pasion, Aluna PhD – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
António Barros, PhD – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Paula Serrão, PhD – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Marcela Segundo, PhD – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
Luísa Barreiros, PhD – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
Robert Krueger, PhD – University of Minnesota (Minnesota, EUA)
Alexandre Almeida, PhD – European Molecular Biology Laboratory – European Bioinformatics Institute (Cambridge, EN)